Que cores escolher para um espaço com pouca luz natural?
Decorar espaços com pouca luz natural pode ser uma tarefa desafiante. Estes ambientes merecem uma atenção especial e existem formas de os tornar mais luminosos!
Decorar espaços com pouca luz natural pode ser uma tarefa desafiante. Ou porque a divisão não tem janelas, ou porque está voltada para uma zona que apanha pouco sol, a verdade é que estes ambientes merecem uma atenção especial e existem formas de os tornar mais luminisos!
1. A ESCOLHA DA COR CERTA
A maior dica para espaços com pouca luz natural é evitar contrastes de cores e optar por escolher a mesma tonalidade em todas as paredes. O Branco, nestes casos, é a melhor cor para conferir luminosidade ao ambiente, simulando mais luz natural no espaço. É também a cor indicada para divisões que não têm janelas.
Outras tonalidades claras como de bege ou cinza também ajudam a transmitir a iluminação em espaços pequenos, ajudando a dar uniformidade aos ambientes.
Lembre-se que tons claros transmitem sensações agradáveis de paz e conforto.
2. DECORAÇÃO APROPRIADA
O tipo de decoração também influencia fortemente a perceção que temos de espaço. Por exemplo, os móveis baixos dão uma enorme sensação de amplitude e por isso, lembre-se de escolher móveis funcionais que se adaptem ao ambiente. Sugerimos tons amadeirados mais claros, para não pesar na decoração.
Recorrer a espelhos sem molduras permite não só atribuir uma sensação de amplitude ao espaço, mas ajudam também a reflectir a luz do ambiente, dando a ideia de maior luminosidade.
3. ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL? SIM!
É essencial existir uma boa iluminação artificial em espaços que recebam pouca luz natural. Lembre-se de distribuir os pontos de luz por toda a divisão ou opte por complementar a iluminação central com os outros elementos, como os candeeiros de pé. O ponto chave é existir uma boa distribuição de luz!
Explore todas as cores que temos disponíveis nos nossos catálogos, aqui.